sexta-feira, 23 de março de 2012

Mensagem do Coordenador.

Reflexão do evangelho de João 21


Olá sentinelas, Paz e santidade!


Começamos nesta semana a refletir e conversarmos sobre o capítulo 21 do evangelho de São João. Nossa conversa tem o intuito de pensarmos nossa vida e missão a partir deste capítulo tão bonito e rico em significados do evangelho de João. Para esta reflexão usaremos a Lectio divina como método principal. Para isso, exponho agora de forma breve uma maneira de fazer a leitura orante da Palavra de Deus.


Passo 1: Criar um clima de oração. Para isto posso cantar uma canção, de preferência suave e que contenha a invocação ao Espírito Santo (uma música de Espírito Santo, por exemplo “Move-te em mim”). Posso usar um CD ou cantar. Aqueles que tocam algum instrumento pode utilizar de seu dom nesta hora. Para que o clima seja bem criado, o ideal é que façamos nosso momento de Lectio divina em um local de nossa casa que favoreça isso. Fazer isso com a televisão ou aparelho de som ligados, ou em frente ao computador não ajuda muito. O silencio é primordial.


Passo 2: Invocar o Espírito Santo. Peça o batismo no Espírito Santo, peça que Deus te dê sabedoria, entendimento e docilidade para que a Palavra que você vai ler fale forte ao seu coração e seja acolhida por ele.


Passo 3: Ler a palavra. Neste momento, com atenção você irá ler o texto bíblico. Iremos fazer uma reflexão versículo a versículo e oferecemos a todos com pistas de reflexão e partilha. Use os textos como base para suas próprias reflexões. Quando meditar o texto irá fazer para si mesmo as seguintes perguntas: 1 - O que o texto diz em si mesmo? Ou seja, qual a mensagem literal do texto, o que as palavras significam? 2 – O que o texto diz hoje? É preciso atualizar a mensagem, contextualizar em nossos dias. No primeiro passo eu leio no contexto em que o texto bíblico foi escrito, no segundo eu leio pensando no contexto atual. 3 – O que o texto diz pra mim? A partir do entendimento do que o texto me diz iremos perceber uma mensagem pessoal, particular para cada um de nós. Este mensagem pode nos confortar, nos exortar ou corrigir, nos motivar. Seja qual for a mensagem ela sempre irá nos propor algo, essa proposição é matéria do passo seguinte.


Passo 4: Oração de aplicação e louvor. Tendo acolhido no coração a mensagem que a Palavra me trouxe é hora de orar tomando posse da Palavra e pedindo forças para realizar aquilo que Deus me falou através do texto, pedir ao Senhor a graça de cumprir o que Ele mesmo nos mandou. Para terminar, louvar ao Senhor pela graça de ouvi-lo na Palavra e ser tocado e transformado por ela.


Bom, esse é o modelo que utilizaremos nesta leitura orante do Capítulo 21 do evangelho de João. Existem outros métodos, adotamos esse, mas poderíamos ter adotado outros. Esse é um método bem prático e básico. Trinta minutos são suficientes para fazer todo esse processo.


Antes de iniciarmos a leitura, iremos tentar entender um pouco do contexto do evangelho de João. O evangelho de João fora o último a ser escrito dentre os quatro evangelhos canônicos (Mateus, Marcos, Lucas e João), e provavelmente um dos últimos textos de todo o novo testamento. Muitos comentaristas bíblicos acreditam que este evangelho tenha sido escrito por um discípulo de João. Pela escrita, este evangelho foi escrito a uma comunidade de Judeus, pois o autor usa como muita familiaridade o antigo testamento (o que mostra que ele provavelmente era judeu) e pressupõe que seus autores conheçam essa doutrina (antigo testamento). O texto provavelmente fora escrito na última década do século I.


Este evangelho de todos é o que contém uma maior linguagem simbólica. Por isso, em nossa leitura, veremos que existe muito mais sentidos no texto do que os que vemos aparentemente. O capítulo 21 deste evangelho é um acréscimo ao texto original, feito provavelmente muito cedo, pois o capítulo 21 consta em todos os manuscritos antigos. Mesmo sendo acréscimo este é um texto canônico (ou seja, aceito como escritura inspirada). No contexto cronológico (tempo dos fatos) os fatos narrados neste capítulo acontecem depois da ressurreição de Jesus. Não iremos refletir todo o capítulo, nosso reflexão vai até o v. 17, pois queremos aprofundar naquilo que o texto diz respeito ao Rhema que nosso movimento viverá neste ano: “Apascenta as minhas ovelhas”. Em alguns momentos o texto de João faz menção ao texto do capítulo 5 do evangelho de Lucas, que lembramos bem foi o texto que inspirou o Rhema de 2011 (Por causa da tua Palavra lançaremos as redes), por isso já adianto: Nosso chamado pra este ano é missão!


As informações do texto foram tiradas das notas de rodapé da “Bíblia do Peregrino”, uma edição para estudo. Utilizarei dela muitas vezes nos textos que apresentarei.


Peço que acompanhem todas as semanas, rezem conosco e divulguem estes momentos. No final podemos disponibilizar todos os textos numa única formatação. Creio que estes momentos ajudarão muitos os pregadores, são ótimos exemplos de como aprofundar a mensagem bíblica e com certeza, Deus falará muito ao nosso coração. Já estou ansioso e tenho o desejo de ver os comentários nas postagens partilhando os sentimentos que tivermos durante nossas orações. Conto com todos!


Até semana que vem!
Deus abençoe. #énóisquecomungaerezacomapalavra!


Com amor,


Carlos Maximiliano
Coordenador Estadual do
Ministério Jovem

G.O. Poder de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu nome ;)

VISITAS