quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Litugia Diária - Santo do Dia

(Lucas 4,38-44)

Quarta-Feira, 31 de Agosto de 2011
22ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los. 40Ao pôr-do-sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus punha as mãos em cada um deles e os curava.
41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias. 42Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo de as deixar. 43Mas Jesus disse:
“Eu devo anunciar a Boa nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 44E pregava nas sinagogas da Judeia.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 

Jesus se decide a abandonar a sinagoga. Por que razão não se diz. Mas, pelo que se pode entender, Ele quer transformar e fazer do ambiente familiar, simbolizado pela casa da sogra de Simão, num lugar de oração, de cura e libertação. Quer transformar o lar num lugar de paz e justiça, de amor e partilha, de alegria e sucessos, de misericórda e perdão.
Jesus faz do ambiente familiar um lugar de saúde e vida. Portanto, a casa, o lar, a família é o lugar privilegiado para se construir nossa sociedade. Assim, numa sociedade como a nossa, Cristo chama o casal cristão a ser estrutura sustentadora de uma família capaz de encontrar relações novas, não ditadas pela carne e pelo sangue, mas pela vida nova que Cristo confere pelo batismo. Isso reduz o egoísmo e faz com que cresça a caridade – dom do Espírito – e se realize a Igreja doméstica.
Jesus toma conhecimento da doença que afeta os casais. “Aí ele foi, parou ao lado da cama dela e deu uma ordem à febre”. Este gesto apela primeiro pelo zelo apostólico d’Ele e, também, chama-nos a visitar, entrar e abeirar-nos dos leitos de muitos homens e mulheres que estão doentes e deitados sem forças para levantar a cabeça, o corpo e servir aos seus como deveriam fazê-lo.
Veja que na casa a mulher – personificada na sogra de Simão – é valorizada na sua prática do serviço, que é a característica fundamental do Reino de Deus. Um outro pormenor a considerar é que a cena narrada se passa num sábado, dia do culto na sinagoga. Neste dia todo trabalho cessava e só era permitido caminhar-se uma curta distância.
Ao pôr do sol termina o dia do sábado, começando o primeiro dia da semana. É a introdução do domingo, o dia por excelência para nós cristãos. O povo, liberado das restrições legais prefiguradas pelo sábado legal que, em vez de salvar, condenava, acorre a Jesus, que os curava e libertava.
Neste trabalho é preciso que a comunidade e os evangelizadores saibam que estão a serviço de Deus e não em busca de privilégios ou poder. Que a comunidade tenha as portas abertas para todos. O meu e o seu serviço é levar todos os enfermos, quer os da família de sangue quer não: “todos os que tinham amigos enfermos, com várias doenças, os levaram a Jesus. Ele pôs as suas mãos sobre cada um deles e os curou”.
A você me dirijo recordando que, como servo do Senhor, você é enviado para anunciar a Palavra de modo que, trazendo todos os enfermos – quer corporais quer espirituais – eles possam ser curados e compreendam a Deus na pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo, que acolhe, liberta, perdoa e anuncia a verdade do Reino, a vida eterna.
Esta missão do Filho de Deus nos compromete e interpela-nos a sermos aqueles que, acolhendo a maus e bons, tornam-se a mão, a braço, a boca, o coração e a mente de Cristo, convertendo-nos em discípulos e missionários do Mestre para que o mundo conheça a verdade e, conhecendo a verdade, possa se salvar. Peçamos hoje a Deus o ardor missionário.
Padre Bantu Mendonça

São Raimundo Nonato


São Raimundo Nonato Hoje, celebramos a vida do santo que se tornou modelo para todo vocacionado à santidade e ao resgate das almas. Por ter encontrado dificuldades para vir à luz, é invocado como patrono e protetor das parturientes e das parteiras (seu nome significa "não nascido" porque foi extraído vivo das entranhas da mãe já morta). São Raimundo Nonato nasceu na Espanha, em Portel, na diocese de Solsona (próximo a Barcelona) no ano de 1200. Ainda menino, teve de guardar o gado e, durante seus anos de pastor, visitava constantemente uma ermida de São Nicolau, onde se venerava uma imagem de Nossa Senhora de quem era devotíssimo. Conta-se que, durante as horas que passava aos pés de Maria, um anjo lhe guardava o rebanho.

Desde jovem, Raimundo Nonato percebeu sua inclinação à vida religiosa. Seu pai buscou, sem êxito, impedi-lo de corresponder ao chamado vocacional. Ao entrar para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, pôde receber do fundador: São Pedro Nolasco, o hábito. Assim, tornou-se exemplo de ardor na missão de resgatar das mãos dos mouros, os cristãos feito escravos.

Certa vez, São Raimundo conseguiu liderar uma missão que libertou 150 cristãos, porém, quando na Argélia acabaram-se os recursos para o salvamento daqueles que corriam o risco de perderem a vida e a fé, o Missionário e Sacerdote Raimundo, entregou-se no lugar de um dos cristãos. Na prisão, Raimundo pregava para os muçulmanos e cristãos, com tanta Unção que começou a convertê-los e desse modo sofreu muito, pois chegaram ao extremo de perfurarem os seus lábios com um ferro quente, fechando-os com um cadeado.

Foi mais tarde libertado da prisão e retornou à Espanha. São Raimundo Nonato, morreu em Cardona no ano de 1240 gravemente doente. Não aguentou atingir Roma onde o Papa Gregório IX queria São Raimundo como Cardeal e conselheiro.

O seu corpo foi descansar na mesma ermida de São Nicolau em que orava nos seus anos de pastor.

São Raimundo Nonato, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu nome ;)

VISITAS